Como é o preparo para o exame de glicose?

A glicose é um açúcar simples que serve como a principal fonte de energia para o corpo.

A avaliação dos níveis de glicose no sangue é importante no diagnóstico e no monitoramento do diabetes mellitus, uma doença que, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta mais de 422 milhões de pessoas em todo o mundo.

A dosagem dos níveis de glicose é um exame considerado comum, mas que exige algumas práticas para garantir a precisão dos resultados.


Como funciona o exame de glicose

A avaliação dos níveis de glicose, seja para o diagnóstico de diabetes ou para monitorar como está o nível de açúcar no sangue, pode ser feita de diferentes formas, incluindo o exame de glicemia em jejum, a curva glicêmica (teste oral de tolerância à glicose) e a medida de hemoglobina glicada (HbA1c).

Cada um desses testes tem objetivos específicos: enquanto o exame de glicemia em jejum avalia os níveis de glicose no sangue em um estado de jejum, a curva glicêmica verifica como o corpo processa a glicose após a ingestão de uma dose específica de glicose.

Já o exame HbA1c mostra a média dos níveis de açúcar no sangue durante os últimos três meses, indicando como está o controle do açúcar no longo prazo.


Instruções de preparo para o exame de glicose

Para o teste de glicemia de jejum, é necessário um jejum de 8 a 12 horas antes da coleta de sangue. Durante esse período, não se deve consumir alimentos ou bebidas, exceto água. Também é recomendado não realizar esforço físico antes da coleta.

Para o teste oral de tolerância à glicose, além do jejum de 8 a 12 horas, o paciente consumirá uma solução com glicose antes da coleta das amostras de sangue em diferentes intervalos de tempo. É importante seguir as orientações do laboratório quanto à quantidade e ao tempo de ingestão da solução de glicose. Para esse teste também é recomendado não realizar esforço físico antes da coleta.

O exame de hemoglobina glicada (HbA1c) não exige um preparo específico em termos de jejum, pois reflete o controle glicêmico das últimas 12 semanas. No entanto, é importante informar o médico sobre quaisquer condições de saúde ou medicamentos em uso, pois alguns fatores podem influenciar os resultados do teste.

Em todos os casos, é recomendável manter a rotina habitual de atividades e dieta nos dias que antecedem o exame, a menos que o médico oriente de outra forma.

Como é o preparo para o exame de glicose? | Blog