Creatinina: o que é, por que dosá-la e mais!

A creatinina é uma substância resultante do metabolismo da creatina, um composto envolvido na produção de energia nas células musculares.
Uma vez que a creatinina presente no sangue é filtrada pelos rins e eliminada pela urina, a sua dosagem é amplamente solicitada na prática médica, usada para avaliar a função renal.
O que é a creatinina?
A creatinina é um subproduto da quebra da creatina, um composto de aminoácidos armazenado nos músculos esqueléticos e utilizado como fonte rápida de energia.
Durante o metabolismo muscular, as reações que envolvem a creatina levam à formação de creatinina, que é liberada na corrente sanguínea, filtrada pelos rins e excretada na urina.
Embora os nomes sejam semelhantes, creatina e creatinina são substâncias diferentes.
Qual o significado de níveis de creatinina alterados no sangue?
Os níveis de creatinina no sangue são um indicador da eficiência da filtragem do sanguepelos rins. Alterações nesses níveis podem sinalizar problemas renais ou outras condições de saúde que afetam os rins.
Os valores de referência de creatinina no sangue são medidos em miligramas por decilitro (mg/dL) e variam conforme a idade, o sexo e a massa muscular da pessoa, entre outros fatores. Em geral, são considerados normais para a população adulta:
- Sexo masculino: 0,7 a 1,3 mg/dL
- Sexo feminino: 0,6 a 1,1 mg/dL
Vale ressaltar que esses valores também podem variar entre diferentes laboratórios e que os resultados desse exame devem ser sempre interpretados por um médico, pois o teste pode sofrer a interferência de diferentes situações clínicas.
Elevação dos níveis de creatinina no sangue
Níveis elevados de creatinina podem ser causados por problemas renais. Alguns sintomas associados à alteração da função renalsão fadiga, inchaço (edema) nas pernas, nos membros ou generalizado, diminuição da produção de urina, entre outros.
A alteração da função dos rins pode ocorrer por problemas no próprio rim, como infecção, por quadros sistêmicos, a exemplo da desidratação, por doenças crônicas como hipertensão, diabetes ou doenças autoimunes, entre outras condições.
Diante de qualquer alteração, a investigação da causa deve ser sempre feita pelo médico.
Quando a dosagem da creatinina no sangue é recomendada?
O exame de creatinina pode ser solicitado para a avaliação de rotina da função renal, assim como diante de doenças renais previamente diagnosticadas, de condições agudas ou crônicas que podem afetar os rins, como infecções do trato urinário, diabetes ou hipertensão, entre outras.
Também é usado para o monitoramento de um quadro de insuficiência renal já estabelecido.
Além disso, o uso de determinadas medicações, entre outras situações clínicas, pode requerer avaliação da função renal por meio da dosagem da creatinina.
Como é realizado o exame de creatinina no sangue?
A dosagem da creatinina no sangue é feita por meio da coleta de uma pequena amostra de sangue de uma veia no braço. O procedimento é simples e rápido.
Preparação necessária
Para o exame de creatinina no sangue, geralmente é recomendadoum jejum mínimo de 3 horas.
Também é importante informar o seu médico sobre todos os medicamentos e suplementos que você está tomando, pois alguns podem influenciar os resultados do exame.
Realizeseus exames no Laboratório Marcelo Magalhães
Realize seu exame de creatinina no Laboratório Marcelo Magalhães, referência em análises clínicas em diversas especialidades médicas. São 13 unidades dedicadas a cuidar da saúde da família pernambucana nas cidades deRecife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes. Confira qual delas fica mais próxima a você.
Você também pode obter mais informações pelo WhatsApp, telefone (81) 4004-7686. Converse com seu médico!

