Ureia: o que é e quando fazer o exame!
O que é a ureia?
A ureia é uma substância sintetizada principalmente no fígado, a partir da amônia, que contém nitrogênio e é derivada do catabolismo de proteínas. Aureia é filtrada pelos rins e, em grande parte, eliminada pela urina.
Dessa forma, sua concentração no sangue reflete o equilíbrio entre a produção hepática e a eliminação renal e pode variar em função da dieta, do grau de hidratação do indivíduo, da saúde dos órgãos envolvidos, entre outras condições.
O que significa quando os níveis de ureia no sangue estão alterados?
A concentração de ureia no sangueé usada, sobretudo, como um marcador da saúde dos rins, embora outras condições possam alterar seus níveis.
Os valores de referência para a ureia no sangue podemvariar entre diferentes laboratórios.
Níveis aumentados de ureia no sangue podem estar associados à alteração da função renal, embora outras condições clínicas, como dietas hiperproteicas, uso de determinadas medicações e infecções podem elevar esse componente.
Dessa forma, o resultado do exame deve ser sempre interpretado pelo médico e, diante de valores alterados, a avaliação à luz do contexto clínico do paciente é fundamental.
Para que serve o exame de ureia no sangue?
A dosagem da ureia no sangue é indicada sobretudo paraavaliar a função dos rins, que são os órgãos responsáveis pela eliminação da ureia do organismo.
Assim, esse exame pode ser solicitado em uma avaliação de rotina, na suspeita de doença renal, no acompanhamento de doenças crônicas que podem afetar os rins, como diabetes e hipertensão, no seguimento de doenças renais previamente diagnosticadas, entre outras aplicações.


